Acordo de mineração, manifestação e proibição
07 abr. 2010Três eventos simultâneos em três dias ocorreram na Mongolia desde segunda-feira, 5 de abril até quarta-feira, 7 de abril: toda venda de álcool foi proibida, 5.000 pessoas manifestaram pelas ruas de Ulaanbaatar e o desenvolvimento da exploração mineira, especialmente da mina de Oyu Tolgoi, ganhou os holofotes.
É difícil enxergar uma conexão entre esses três fatos, e no entanto estão intimamente ligados. Em primeiro lugar, é importante saber que a Mongolia é uma das maiores reservas de minérios de todos os tipos (ouro, cobre, carvão, urânio, ferro, petróleo...) do mundo. Permanecendo inexploradas por muito tempo, despertam hoje a cobiça de todos. O governo espera que essas explorações desencadeiem uma nova onda de industrialização, permitindo melhorar a competência da mão de obra mongol e a autoprodução de bens modernos. Já se prevê um aumento de três vezes do PIB até 2020.
Mas de todas essas explorações, que deveriam começar a transformar o rosto da economia do país apenas a partir de 2013, aquela que mais chama atenção é a mina de Oyu Tolgoi na região do Deserto de Gobi Sul. Com o tamanho da ilha de Manhattan, seria possível extrair cobre e ouro para os próximos 60 anos. Suficiente para abastecer significativamente os cofres do Estado, investidor com 34% do projeto.
Essa futura entrada de recursos considerável não passou despercebida pelos candidatos democratas e comunistas, os dois principais movimentos do país, nas últimas eleições em 2008. Naquela época, prometeram que todo mongol trabalhando na indústria mineira receberia 1.000 dólares do Estado. Também se comprometeram a usar os retornos econômicos para melhorar prioritariamente os setores de educação, saúde, habitação e proteção social.
Os opositores julgaram esses compromissos como irresponsáveis, um desejo de conquistar votos facilmente ao brincar com a pobreza das pessoas.
Hoje, em 2010, os partidos democratas e comunistas convivem no poder, mas nenhuma promessa foi concretizada. Daí a manifestação em massa do povo. Um povo ainda mais frustrado e desiludido por essas falsas promessas, vendo seu número de desempregados aumentar. De fato, o Dzud (fenômeno meteorológico caracterizado por um verão seco e um inverno rigoroso que destrói as zonas de pastagem) dos anos 2000 havia feito a capital, Ulaanbaatar, passar de uma população de 600.000 para mais de um milhão. Porém um novo Dzud atingiu o mundo nômade este ano, dizimando mais de quatro milhões de animais, e já se vê chegar aos acampamentos de iurtas que cercam a capital famílias inteiras de nômades que perderam tudo.
"As promessas feitas durante as eleições devem ser mantidas", afirma D. Zorgit, ministro dos Recursos Minerais e da Energia. "Caso contrário, em uma jovem democracia como a nossa, um povo perde confiança em seu governo e nos partidos políticos. Além disso, atualmente enfrentamos um declínio em nossa economia devido à crise internacional. É por isso que essa medida deveria ser vista como uma forma de estimular o consumo."
O que é certo é que o povo sabe que bilhões de dólares irão verter nos cofres do Estado. Agora resta ver como o governo pretende gastá-los.
E a proibição da venda de álcool em tudo isso, você pode perguntar? Para segunda-feira, nada excepcional, já que é a primeira segunda-feira do mês é simplesmente uma medida preventiva para evitar os excessos das manifestações de 2008 que causaram a morte de 5 pessoas.Charlène NomadaysRedatora de SEO desde os primórdios da Nomadays, que se tornou gerente de conteúdo e responsável pelo polo de comunicação, Charlène acompanha a aventura desde o início com paixão e lealdade. Após sete anos vivendo na Ásia – da China à Tailândia, passando pela Mongolia e Coreia do Sul – transformou a viagem em um modo de estar no mundo. Apaixonada por palavras, natureza e encontros, dedica-se a transmitir em seus textos uma visão sensível, engajada e responsável do turismo. Cada artigo é para ela uma ponte entre curiosidade, respeito e admiração.


